Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Saturday, December 22, 2007

7 DIAS EM AMSTERDAM! ou será AMESTERDÃO!?

No dia SETE de 2007 eu e a minha cara-metade arrancámos para a Holanda numa espectacular viagem de SETE dias. Amesterdão foi o destino. A cidade proibida…onde nada é proibido! Fiquei realmente encantado com a beleza da cidade. Para além de ser uma cidade totalmente plana, o seu urbanismo apresenta uma figura geométrica semelhante a um decágono em espiral, cruzada por artérias perpendiculares, paralelas e oblíquas entre as quais ladeadas constantemente por canais e pontes, num fantástico cenário de esquadrias. Talvez a cidade mais organizada que visitei, apesar dos 750 000 habitantes e cerca de 1 milhão de bicicletas. O giro da coisa é que apesar desta exorbitância de veículos de 2 rodas, existe uma harmonia perfeita entre os “ciclistas”, os carros e os transeuntes. O respeito é a regra! Quem não tem uma bicicleta (tipo pasteleira) não é holandês. Este é o principal meio de transporte em Amsterdam e na maior parte das localidades holandesas. Em cada rua ou praça existem dezenas de parques de estacionamento para bikes. O maior deles fica ao lado da Central Station, o epicentro dos transportes, albergando 10.000 bikes.
Um holandês que se preze, tem que demonstrar uma perícia de mestre em duas rodas. Em Portugal seria estranho às 9 da manhã vermos milhares de ciclistas atravessando as ruas como loucos num sincronismo perfeito de cruzamentos e inserções sem um único percalço ou acidente, a caminho do trabalho. Todas as bikes são munidas de 2 cadeados de segurança e pesam cerca de 20 quilos, o que lhes dá uma estabilidade de mota em ruas completamente planas. Não admira que “tiazonas” todas produzidas de sapato fino de agulha e mini-saia, conduzam as pasteleiras apenas com uma mão enquanto com a mão livre, pintem os lábios, telefonem, mandem mensagens ou mesmo transportem bebés de colo a uma velocidade de arrepiar para muitos nabos tugas.
A cidade para além de ser bastante fácil de explorar, apresenta um urbanismo típico com casas quase todas iguais (máximo de 3 ou 4 andares, estreitas, muitas janelas, antigas e com um gancho perto do telhado que serve para içar moveis e outros objectos pelas janelas pois é raro a casa típica que tem elevador. Prédios só nos bairros periféricos.) Os edifícios antigos tipo igrejas, palácios, solares abundam. Nos canais e vias aquáticas também vivem muitos habitantes, quer em barcos ou casas flutuantes. Uma casita flutuante possui todos os luxos. Água canalizada, electricidade, gás canalizado, sofagem e Internet e têm o interior muito requintado de fazer inveja às barracas de Lisboa. Os preços variam entre os 75.000 euros e os 250.000 euros. Apesar da cidade em si ser bastante antiga e histórica, os holandeses são bastante modernos, quer socialmente, quer politicamente, quer cientificamente e industrialmente.
Aqui a Cultura merece um posto de destaque. Podemos encontrar dezenas de museus, desde históricos a contemporâneos. Visitámos a famosa casa de Ann Frank, o museu Van Gogh, Rembrandt ou Rijksmuseum, Museu Madame Tussaud (onde cantámos com o padrinho e mítico James Brown, ao vivo e a cores) Solar dos Van Loon, estúdios de arte contemporânea, museu da ciência Nemo, museus eróticos que são ex-libris da cidade proibida entre muitos, já para não falar dos parques gigantescos com paisagens idílicas e do famoso Red Light District, onde ficámos hospedados mesmo no coração da cidade. Engraçado é o facto de se associar o proibido ao XXX e no entanto este é um símbolo que está presente no brasão da cidade. Talvez tenha sido o mote para dar azo à libertinagem que se vive nesta metrópole?!...
É sabido que a política da Holanda é muito à frente e nós pudemos constatá-la. A prostituição não é proibida desde que obedeça às regras impostas. As p….s descontam para a segurança social, pagam impostos e são obrigadas a ir ao veterinário…perdão, ao médico regularmente. Só podem exercer atrás de umas montras para o efeito, identificadas com uma luz vermelha de néon e expondo-se em trajes menores para chamar a clientela. Por trás deste negócio estão os donos das casas (em Portugal, vulgo: Chulos) que lhes proporcionam o espaço através de arrendamento. A polícia zela constantemente pela segurança das “vaches” e patrulham as ruas regularmente de…bike como é obvio.
Para além das rameiras da Luz Vermelha, também as drogas, leves é bom que se diga, são permitidas até uma determinada quantidade (algumas gramas) e pelos vistos os Laranjinhas são consumidores e frequentadores assíduos dos locais onde são vendidas: os Coffe Shops e Smart Shops. As drogas pesadas são mal vistas e o tráfego é quase nulo e controlado. Nestes locais são vendidos variados tipos de substâncias, desde Mariuana, Ashe, cogumelos alucinogénicos entre muitos tipos de cenas maradas. Nestes bares é expressamente proibido vender bebidas alcoólicas, apenas chás, águas, sumos de fruta, capuccinos, cafés e outras bebidas sem álcool. Em alguns também vendem os famosos Space Cakes que são nada mais nada menos que vulgares queques de chocolate ou simples e que são consumidos por turistas idiotas e ingénuos pensando sentir algum efeito transcendente à sua consciente. Tudo isto “pura sugestão”. Na zona dos Coffe Shops, logo pela manhã deambula pelas ruas um intenso cheiro a ganza, onde se pode observar os rastas, dreads e na maioria pessoas normais com um sorrizinho estúpido na cara e ar de Bob Marley.

Os casamentos gays também são permitidos e é normal os casais passearem de mão dada pelas ruas. Peace and Love and Be Cool my Man!!
Aqui em cada 100 metros de rua há pelo menos 3 sex shops com os artigos mais loucos e bizarros que possam imaginar, 1 Coffe Shop, 2 casas de souvenirs e 4 casas de comes e bebes com porcarias açucaradas e gordurosas geridas por indianos, que te recebem sempre com ar de falsa simpatia dizendo que é comida tradicional holandesa. O tanas!!!
Se quiserem comer boa comida holandesa só em restaurantes e paga-se uma pipa de massa. Um cafezito ou uma garrafa de água pequena, ronda em qualquer lado os 2 euros. Se quiserem barato, só nas roulotes que vendem o típico salmão cru ou fumado e peixe frito. Poderão também optar pelas casas de batatas fritas atestadas de maionese, típico da Holanda. Ou então as casinhas que vendem croquetes a 1,20 euro e os bolinhos com passas e açúcar em pó, tipo as nossa farturas. Porcarias é claro, mas há momentos do dia que são autênticas iguarias! Mas o melhor mesmo é encher a barriguinha no Hotel ao pequeno-almoço, quando incluído, e comer mais tarde qualquer coisa quando a fome apertar.
Aconselho vivamente a visitarem a Holanda, ou pelo menos Amesterdão. Se puderem, o resto do país também é lindíssimo. Muito verde, muita água, muitas planícies (só). Muito cool!!! Aconselho vivamente.


Outras Curiosidades à la carte:
- As típicas socas de madeira são feitas de álamo e segundo holandeses que conhecemos, são tretas só para turistas;
- Os moinhos de vento típicos serviam na maioria para bombearem a água dos canais.
- A Holanda é um território plano que se encontra cerca de 50 cm abaixo do nível do mar;
- Os holandeses competem entre si para mostrar quem tem as janelas e os jardins mais limpos. De facto constatei que não existem janelas sujas na Holanda.
- A cerveja dos Holandeses é uma m…a! Consigo beber um balde de Heineken ou outra zurrapa e ficar na mesma. Quando chegámos a Portugal bebemos uma Super Bock e ficámos felizes e espirituosos…
- Os sapatos expostos nas sapatarias para homem, começam no 43 e não sei quando acabam…Acho que alguns dormem de pé!?
- Os holandeses devido à sua fonética linguística “crch”, devem sofrer com crises de secreções acumuladas na garganta, daí andarem sempre a escarrar para o chão em qualquer parte, à frente de qualquer um. Sem comentários.
- O aluguer de uma típica bike pasteleira ronda os 12 euros diários. A marca preferida dos “vans” é a Gazelle.
- Raramente se vê uma boa e vulgar bike de BTT como em Portugal. Saloios!!
- A temperatura em Dezembro vai dos -4º negativos aos +8º positivos.
- Lá todos comem pão de sementes, bebem litros de chá e consomem quilos de salmão e peixe cru. No que respeita a cagar devem ser autênticos relógios suíços.
- Raramente se encontram W.C. públicas, e quando encontras tens que colocar 50 cêntimos e entras numa verdadeira nave espacial. Como os holandeses são descomplexados, mijam em urinóis públicos portáteis em regime aberto. Se estiveres a mijar no centro de um passeio podes levar uma palmadinha nas costas de alguém conhecido ou uma piscadela de olho daquela loira que te está a observar enquanto “o” seguras na mão. Uma autêntica iniciação ao naturismo.

Bem brothers and sisters, espero que vos tenha dado um lamiré dos Países Baixos, mas com tipos muito altos. Nós adorámos e ficará para sempre nas nossas memórias tudo o que vimos e fizemos. Valeu a pena!
Um Feliz Natal a todos os visitantes deste funky Blog.
Abraço do DrFunkenstein! Até breve.

No comments: