Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Tuesday, September 15, 2009

Yes We can...também!!!

Com as novas políticas educativas em centralizar o ensino em polos educativos, a tarefa de ensinar, melhora significativamente em relação a alguns aspectos: leccionar com 1 ano de escolaridade por professor, quando muito 2 anos; poder recorrer a uma série de recursos concentrados, acessíveis e organizados; facilidade em criar documentação e partilha de acordo com os critérios e uniformização da instituição; espaços adequados às actividades com qualidade; poder dialogar e partilhar experiências em tempo real com os colegas, etc, etc, etc. Mas nem tudo são rosas. Por vezes o ambiente torna-se "irrespirável", tendencioso e perverso. Fala a experiência. Corre-se o risco de se perder a liberdade e individualidade enquanto educadores.
Mas, apesar desta revolução educativa, continuam a existir habitats educativos que vêm resistindo ao longo de anos, e que apesar dos vícios adquiridos e já enraizados, caracterizam estas micro escolas por um "romantismo educativo" em moldes feitos à medida... tamanho XS. Nesta "organização" de desequilíbrios educativos há quem os considere bolsas de ar e há quem os considere um museu com recordações do passado. Eu partilho das duas, apesar da tecnologia também já se ter instalado...
Aqui, o pitoresco anda de mãos dadas com o arcaico, o simplista comunga com o escasso, o necessário consulta o improviso e a unidade baseia-se no pluralismo. Isto é a mais clara expressão de um pequeno mundo paralelo que com a força de cada um vai navegando por quatro oceanos diferentes até porto seguro. Uma pequena tripulação de 14: um capitão, uma assistente operacional, dois mancebos de 1ª, seis marinheiros de 2ª, 1 alferes de 3ª e quatro timoneiros de 4ª. São quatro categorias, mas digo com toda a certeza... todos com muita categoria, num Portugal no seu melhor.
Muito provavelmente o Obama bebeu desta fonte pra se inspirar na sua campanha e nós, também reclamámos o chavão e claro está, sempre de mãos dadas com os ideais Funk. Do lendário Lee Dorsey, Soul and Funky man, o título de álbum perfeito para um grande desafio " YES WE CAN...and Then Some"

Se souberem do que estou a falar e/ou não forem da mesma opinião...atirem a primeira pedra.
Cumprimentos do prof. DrFunkenstein