Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Wednesday, April 21, 2010

Alguém disse...

"Semeia um pensamento, colhe uma acção. Semeia uma acção, colhe um hábito. Semeia um hábito, colhe uma personalidade. Semeia uma personalidade, colhe um destino."
Provérbio chinês

Hoje, tive o cuidado de observar o passatempo preferido de um bando de miúdos (meus alunos), algures numa escola no cimo de um monte em terras de boa vinha, Alvarinhos: Helicultura (criação de caracóis) artesanal, em recinto escolar.  Aquela inocência sensibilizou-me. Ao ver aquela azáfama em redor daqueles bichos viscosos, fui observando. Observando apenas.
Desde, cercas com pedrinhas, acolchoadas com folhas de Plátano a coberturas com pauzinhos entrelaçados por palhinhas, o conforto oferecido aos  "escargot" era evidente aos olhos da pequenada. Alguns defendiam que os seus caracóis eram os maiores das redondezas. Autênticas caracoletas, absortas, serenas e manobráveis ao sabor dos desejos de uma infância tranquila e contemporaneamente rara. Comentavam-me que apesar das suas pequenas cabanas de pedra bem cercadas e tapadas por folhas largas ocultando a maioria dos buracos, todos os dias eram surpreendidos por alguns, que num acto instintivo, talvez desesparado ou mesmo natural, se escapavam dali sem deixar ...rastro. E todas as manhãs àquela hora, aqueles cowboys de ocasião, lá vão cercar novamente as suas "manadas" de rastejantes, como se de um troféu se tratasse.
Rente aos muros, por baixo das flores, dentro dos sucalcos da casca do tronco das palmeiras ou mesmo debaixo de uma pedra qualquer semi enterrada, eis que surgem uns corninhos retraídos, à mercê de um imperativo de criança. E assim se vai passando o tempo, sob uma paz de espírito reinante, num contexto ímpar caracterizado por uma interacção social vaga, pelo reduzido número de alunos. Não é que seja pouco estimulante, mas pessoalmente considero que seja sobretudo terapêutico.
Tudo isto para concluir que partindo destes pensamentos transformados em acções, que se tornaram hábitos, hábitos que reflectem uma personalidade, prevejo-lhes um destino Sereno quando atingirem a idade grande. Tal como os caracóis.
E no fundo, que inveja tenho desta serenidade de vida e que saudades em ser criança...

1 comment:

Rosa Carioca said...

Como tenho saudade... E como há tanta diferença nos passatempos das crianças.