Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Sunday, October 26, 2008

Histórias de Vidas em Sketches (I)

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. No entanto as personagens e as situações são baseadas em factos reais, com ficção à mistura com uma pequena dose humorística. Os temas são simplesmente situações que entram numa encruzilhada de aspectos baseados na realidade social vigente. Estes são alguns Sketches que irei publicar onde pretendo partilhar algumas ideias de um projecto que está em "standby" e que, quem sabe um dia, venha a ter pernas para andar...
A branca

Enquanto pseudo escritor, tenho passado algum tempo atrás de um computador, convencido por alguns… supostos momentos de inspiração, em criar textos. Textos auto reflexivos, textos humorísticos, irónicos ou lacónicos, textos da treta parecendo por vezes careta ou com linguagem irreverente parecendo um tipo muito à frente. Bem mas aquilo que quero hoje contar, bem aquilo que vos venho dizer é…pode-se dizer que… bem, é qualquer coisa como… (...










...) … Ups! Não estava nada à espera disto. Deu-me uma branca. Só um momento, já volto.

"Uma multa de merda"



Era já lusco fusco quando Gracinda Beijinho saiu de casa. Estava frio, mas o calor humano e amor que transmitia ao seu cãozinho era maior. A solidão era triste nesta idade e um animal de estimação preenchia uma grande lacuna emocional.
Hora das necessidades! Saiu de casa. Levava o seu canito pela trela enquanto que o maroto, regava aqui e ali, muros e recantos do passeio.
Gracinda Beijinho era uma velhota solitária, viúva. Era simpática e querida por todos lá no bairro. Já se arrastava mas não prescindia da voltinha diária ao fim da tarde, quase como um ritual obrigatório. Afável e respeitadora, nunca deixara ao abandono um presente mal cheiroso do seu Fiel mais que tudo.
Mas, naquele dia, quando se preparava para fazer desaparecer a prova do crime, eis que esquecera do bem dito saquinho.
Sentia-se culpada. As faces ficaram coradas de vergonha pois podia comprometer o seu sentido de cidadania. Desta e única vez, era inevitável.
Tremendo como varas verdes, a doce velhota, foi-se arrastando pela energia do cachorro, mas sempre com a desconfiança de ser vista. O seu reumático impedia que se deslocasse mais depressa.
Aproximou-se da porta de casa e quando estava prestes a entrar, o seu corpo debilitado estremeceu. Com um arrepio na espinha, sentiu-se apanhada como um rato.
- Desculpe senhora! Mas ali atrás reparei que foi algo descuidada e infringiu a lei da higiene pública. Blá, blá, blá… por isso, no cumprimento do meu dever vou ter que autuá-la. – interveio a autoridade...
Pobre Gracinda! Sem capacidade de argumento, nada pôde fazer, frente a um G.N.R. intimidador e calmeirão, com cara de poucos amigos.
No dia seguinte dirigiu-se ao posto e procedeu ao pagamento sem qualquer reclamação. 60 Euros, qualquer coisa como, um terço da sua reforma.
Saiu com a cara simpática que a caracterizava, mas com um sentimento de injustiça.
Ao atravessar a rua foi obrigada a deter-se, pois diante de si passavam 2 soldados de Cavalaria, montados em imponentes corcéis. É sabido que em algumas localidades, a G.N.R. patrulha as ruas a cavalo.
Avança dirigindo o olhar para o outro lado da rua e… quando dá mais um passo, sente o seu pé enterrar-se em algo macio, pastoso e quente. Tinha pisado três quilos de merda compacta de cavalo. Um monte de merda!
Atravessada por um sentimento de fúria, não conseguiu conter-se e solta:
- Meeerdaaaaaaa!
Nem uma resposta à sua indignação imediata. Sem que notassem o seu grito de revolta, as duas máquinas de cagar urbanas e seus “condutores”, continuaram em passo altivo e cínico, ecoando os cascos pela estrada de alcatrão por entre carros e peões...

Moral da história: Os cães ladram e a caravana passa.


No comments: