Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Monday, June 30, 2008

"If you got Funk, you got style"

Felizes aqueles, que
Um belo dia descobriram
Não haver nada melhor para o espírito, e
Ke pelo poder do Groove, nesta "onda" fluiram!

Monday, June 23, 2008

ENCONTRA-TE OU PERDE-TE! Eis a questão...

Agora que terminou uma fase de euforismo futebolístico (sob a tutela de compromissos patrióticos inerentes), com uma pitada de stress laboral que está pela hora da morte ou pelo menos aparenta e de algumas dúvidas existenciais escravizadoras do egos dependentes do tão esperado subsídio de férias, chegou o momento. O momento para aqueles que se perderam no funktástico caminho da vida, de se encontrarem ou mesmo reencontrarem consigo ou com as outras almas que partilham este espacito de Terra no meio da imensidão negra que é o espaço sideral…. Eh pá! Isto tá profundo, não acham?!

Vivemos de encontros e desencontros connosco e com os outros. Procuram-se respostas para aquilo que não se quer ver. Ou melhor, às vezes a cena é tão grande que se torna difícil apreciar as formas. Lembro-me de um tipo que chegou pela primeira vez a uma terra onde havia um enorme e famoso palácio. O autocarro parou mesmo em frente. O palácio era tão grande que quando chegou perguntou a um dos locais onde ficava o imperioso monumento. Tudo isto deveu-se à falta de perspectiva. A perspectiva na análise das coisas que estão à volta do poderoso Ego, aquele monstro verde à imagem do Hulk, que dorme num canto escuro do nosso subconsciente à espera de ser acordado.
Confesso que começo a ficar farto de observar indivíduos numa frenética procura pelo “santo Graal”. Afinal a Psique comanda a vida ou a vida comanda a Psique? E porque é que afinal glorificam este tal de Bob Proctor, (em português: Bobão como um Tractor) com um mistério que diz que é uma espécie de Segredo e tal. Sinceramente começo a ficar enjoado com todas estas cenas da auto-ajuda e das místicas ocultas que regem as vidas dos terráqueos. E mais. Estes livrinhos de cabeceira são autênticos cogumelos alucinogénicos, que não fazem mais do que activar os cérebros na procura da felicidade eterna. Fazem parte da engrenagem de uma dinâmica existencial. Em linguagem simples, são o óleo pra fazer andar o motor afinado. E isto só acontece, porque Deus não conseguiu inventar o Homem, com um sistema de “self cleaning”. O Tipo foi esperto, compactuou com o Demo e fizeram um acordo. Um inventou a máquina, mas o outro tem a exclusividade da manutenção. E depois veio o Yang e o Yin, o bem e o mal, o céu e a Terra… O céu representa o suposto “paraíso” e a Terra, o infernus operandus do homo sapiens sapiens.
Na verdade, só há que saber tirar partido das pequenas coisas. Por mais insignificantes que sejam. Relativizem-se as vitórias, pequenas ou grandes, as derrotas (ai, cada vez que me lembro dos quartos de final, dá-me cá uma azia…) pessoais ou colectivas, o excesso de trabalho, os prazeres escassos e a falta de guita para desanuviar da crise. Tudo é relativo num mundo que teima, de forma obcecada em definir e teorizar de forma irrefutável todas as verdades e mentiras.
E como é bom, mesmo bom, saber apreciar a carícia de um raio de Sol; a simplicidade de um olhar, um cumprimento; o cheiro da sardinha num arraial ali perto; ouvir um som funk com uma imperial fresquinha sentado na varanda da sala e ser coberto pelo brilho das estrelas e da lua; sentir a brisa na face numa noite calma de Verão; um passeio à descoberta do próprio quintal por entre as hortaliças. Isto é único e há quem ainda nunca o tenha descoberto. E porque as verdades estão sempre mais perto do que se imagina, talvez possam encontrar o verdadeiro EU debaixo de uma alface à conversa com um caracol.
Neste mundo materialista, infelizmente o estado de espírito de muita gente é seriamente afectado pela falta de cobres, ou melhor, pela vontade de ter mais para conseguir explanar todas as fantasias e mitos que se transformam em angústias. Essas fantasias que nos incutem, só servem mesmo para nos derrubar o espírito. É claro que o sacana do Lúcifer, tem uma panóplia infindável de truques sujos para nos empurrar contra o “muro das lamentações”. Aquilo que parece bom nem sempre o é, por isso devemos ler sempre o rótulo das embalagens. (Sugiro uma leitura pelo livro “Eu Lúcifer” de Glenn Duncan).
E esta vai para a Alexandra Solnado. Filha, com tantas conversas com Jesus, já deves ter criado um chat. Pois é, o que faz falta é entreter a malta, quando não se sabe explicar porque é que a tampa salta…

Thursday, June 19, 2008

Contra os canhões...Papar! Papar! A cereja em cima do bolo.

SOFRER!!!!! É aquilo que me vai na alma. Não que esteja completamente surpreendido com este resultado da selecção, mas como Português de alma e coração, a esperança é a última a morrer e é acreditar até ao fim, seja qual for o nosso fado. De Fado vivemos, o Fado cantamos e com o Fado morremos. Desculpem o desânimo mas só me apetece dizer asneiras. Fo***-**; Ca*****; Pu** que pa***!!

Não chega já sofrer todos os dias e ainda isto?!
Sofremos com o aumento dos preços e custo de vida? SIM
Sofremos com a chulice que se instalou nos combustíveis? SIM
Sofremos com os salários congelados? SIM
Sofremos com as injustiças sociais? SIM
Sofremos sem poder fazer nada contra a classe politica incompetente? SIM
Sofremos com dignidade porque damos o coiro no trabalho que fazemos por amor a uma causa e não somos reconhecidos por isso? SIM
Sofremos porque temos casa pra pagar? SIM
Sofremos com as notícias que são bombadeadas pelos média? SIM
Sofremos pela pátria, pela nação, pelos que nos representam, pelo FUTEBOL? SIM SEMPRE!! Acho que já merecíamos um prémio de consolação como deve ser. Cum caneco!

Somos um povo sofredor mas temos Orgulho, Raça, Solidariedade, Alegria, Ânimo, Calor humano e sobretudo uma bandeira da qual nunca jamais em tempo algum devemos ter vergonha em erguer. Portugal Sempre!

Agora o jogo, e é com mágoa que me arrasto por este post amargo.
Devíamos ter começado como acabamos? SIM
Ronaldo é o maior? SIM
Ricardo é um Frango? SIM, sempre. E continuará. Devia ir jogar para o Inter..... o Intermarchê!
Scolari cumpriu os objectivos? NÃO! NÃO! NÃO!

Para um seleccionador não pode interessar ter uma equipa que joga bem, ter os melhores craques, ter a atenção dos media, ter um povo que dá tudo pela selecção, ter carisma, fazer um trabalho de unificação colectiva, encher um país de bandeiras e no final....Nunca ganhar nada! Népia! Nicles! Um herói é o que atinge os objectivos! Um herói é o que ganha! Um herói é o que vence e atinge o topo! Um herói chega ao momento crítico e vinga! Um herói passa despercebido e no final surpreende! Um herói é humilde! Um herói traz a Taça para casa.
Scolari, em Portugal não ganhou NADA. É bom rapaz e tal...mas isso não chega.

"Special One - precisa-se"

E para terminar só quero dizer que isto foi A CEREJA EM CIMA DO BOLO na crise que Portugal atravessa. Mas nunca esquecer: Somos pequeninos mas temos uma Alma grande! As salcichas alemãs são grandes, mas nunca foram grande coisa. Até porque prefiro um bom bacalhau do que uma salcicha gordurosa...
(2-3) estivemos quase
Para a próxima é que é...

Monday, June 16, 2008

Suiça oferece um "grande" QUEIJO SUIÇO FURADO!

Não queria mas vai ter que ser. Tenho de dizê-lo. Hoje cheirou mal, mesmo mal. Nem parecia PORTUGAL. Recebemos um grande queijo suiço furado!


O nosso caríssimo e "breve" seleccionador, deve andar com certeza com a cabeça no Big Ben, no "fish and ships", no tratamento british de "Sir" e principalmente nas Libras douradas. Há quem diga que a notícia não iria destabilizar os jogadores, mas face a isso começo a ter dúvidas. E lá porque os nossos estão nos "Quartos" não significa que tenhamos de fazer um treino de experiência com a malta do banco. A grande e única certeza (sem retirar qualquer mérito) é que eles são SUPLENTES e são denominados por isso mesmo - SUPLENTES. Não são os principais, nem os responsáveis pelo esquema táctico e técnico que caracterizam o modelo de jogo que a Selecção nos brindou nos dois primeiros jogos. E logo 8 e moles! A história da poupança dos boys é relativa e isso viu-se em campo. Aqueles que deveriam provar alguma coisa entraram na onda da passagem garantida. Brinca na areia, agarrados à bola, poucos passes, desmarcações, falta de pontaria e principalmente espírito de equipa. O homem deve andar deslumbrado. Onde é que estava a liderança que tem demonstrado. Faltou motivação?! É que o queijo cheirou mal...

Portugal não se pode dar ao luxo de trabalhar em prol da diplomacia. Lá porque temos magotes de emigrantes na Suiça, não temos que oferecer bananas só porque os acolhem. Isso é outra história... Portugal tem sempre que mostrar pujança, intransigência e raça. Atenção, não é a "raça" que o nosso Chefe de Estado evocou no dia 10 de Junho e já mereciamos uma justificação. Comentários infelizes à Presidente...de Portugal... Pois é, mas o mister Scolari errou e bem. Não merecíamos esta humilhação. Esta irregularidade cheirou mal, mesmo mal. Ninguém quer que a selecção volte para casa com o título de VICE ou SEMI-FINALISTA e espero que lhes tenha servido de lição. Foi só um desabafo. Continuo a acreditar! Mas essa cena de dizer que o autocarro da selecção é movido a "energia positiva" e tal, cheira-me a publicidade à Galp. Esses chulos... Que o Funk esteja com Portugal até ao fim. Até levantar a taça. Viva Portugal!!

Wednesday, June 11, 2008

Resistiremos?! Ao menos isso...

Se há coisas estranhas, hoje presenciei uma delas...
A nossa super - selecção lá cumpriu a sua funkção e pra deleite meu e da minha family, sentimos a necessidade de explanar todo o orgulho que sentimos em ser portugueses de alma e coração. Até a pequena lá de casa já começa a "bater as asas" pela ânsia de se lançar em voos patrióticos, evocando com pujança o nome do nosso "7", pois é o único jogador que já sabe de cor. Então lá fomos nós de bandeira e cachecol para a rua, a fim de entrar nos festejos urbanos numa contagiante união entre estranhos populares, que nestas ocasiões se transformam numa espécie de irmandade de circunstância. E o espanto não se fez esperar... As ruas, que àquela hora deveriam estar movimentadas de tráfego e pessoas anciosas por chegar a casa, estavam praticamente vazias. Nunca imaginei ver tão poucos carros em circulação numa ocasião destas. Deu-me a terrível sensação de estar num filme de suspense onde um maléfico vírus tinha eliminado a maioria da população e apenas alguns sobreviventes deambulavam pela cena, acenando com algumas bandeiras e buzinando como que a dizer: "Estamos aqui! Sobrevivemos! Fugimos à extinção, vamos unirnos e celebrar alegremente!..."
Mas esperem. Afinal o terrível VÍRUS de que falo existe mesmo. Ouvi por aí que se chama "Crude Upa Upa" e pelos vistos já começa a fazer moça e a provocar os primeiros sintomas: - ataques de raiva, ataques de pânico, depressão, desorientação colectiva, ansiedade, palpitações, isolamento e sobretudo muitos nós na garganta...
Mas como o Zé Povinho é um megalómano de optimismo e de moral por excelência, lá vai aquilo que uns chamam de «ópio do povo» vulgo futebol, descarregar umas doses de dopamina nas cabecitas da malta. Porque o que faz falta, é mesmo animar a malta! Ao menos isso...

Grande Deco! Pra mim um dos melhores em campo. E pra comemorar, sai uma fresquinha! Nacional, é claro. E já vão duas!

Sunday, June 1, 2008

Um ( Mini-Mercado ) com produtos "Super Funk"

Já tinha conhecimento deste espaço e já lá vão alguns anos que ali abasteci de bons grooves musicais sobretudo da nossa Onda Funk. Pois é, talvez demasiado tempo depois regressei (com a minha "lovely funky wife") àquele lugar emblemático da noite lisboeta - Mini Mercado, em Santos, junto ao bar Barriga de Freira. Um espaço onde o Groove é rei, sobretudo por culpa dos excelentes DJ's da casa que levam ao delírio aqueles que tal como eu, vibram com a sonoridade Funk. Desde o Funk da Old School até ao Electro Funk com remisturas subtis e bem conseguidas, o ambiente vai-se tornando contagiante e frenético, convergindo num excitante climax sonoro.
Voltarei àquele Mercado de sons muito em breve para beber do espírito do Funk do qual estou envolvido. Recomendo uma visitinha a uma das capitais do Funk...