Som da semana: Funke'n'stein - That's Funk!!

Tuesday, June 28, 2011

And the Funk rules... Obrigado George Clinton!

Olá Funkateers, Funkeiros, Funkadélicos, Funkadictos e todos os discípulos do Planet Groove. A Casa da Música foi palco de um momento histórico. O grande guru do Funk, George Clinton acompanhado da super trupe Parliament / Funkadelic "incendiou" a plateia com a loucura necessária pra se viver o espírito do Funk. O velho "dinossauro" continua a impor o seu respeito em palco como figura incontornável da nossa onda. Não tão vivaço como nos tempos aureos de 70 e 80 (com o apoio da cadeirinha) mas ainda conseguiu contagiar-nos com a mensagem. A mensagem do verdadeiro Dr.Funkenstein que nos faz pintar o mundo e abraçar o universo numa comunhão de boas energias, as "good vibes". Um dia Clinton referiu que, se pudesse mandar no mundo "todos os dias seriam como o primeiro dia de primavera". Eis a beleza e o explendor que só o Funk sabe transmitir de forma tão colorida e única.
O ambiente foi aquecendo à medida que o "show" ia fluindo e o público se ia soltando. (Há que referir que o Funk ainda é um "puto" no nosso país... precisa crescer e amadurecer.) 
Mesmo em frente ao palco estava eu a vibrar como que ligado a uma corrente em alta voltagem. Os sons, as músicas, os ritmos, as vozes das babes do coro, as paragens, os ritmos... tudo estava instalado na minha cabeça e pronto a "explodir". É com isto que vivo; é com isto que nasci. É pra isto que fui feito...afunkalhar. A emoção de estar a metros do Guru foi o delírio. Pelo menos para mim que ainda por cima o cumprimentei, mano a mano quando o público entrou de assalto no palco numa epifania metafísica de Funk a abrir. Fuuuuunnktástico! 
O alinhamento poderia estar mais completo e preenchido (ficava ali mais 3 horas...), mas conseguiu dar um cheiro dos grandes hits tais como Knee Deep (logo a abrir), passando pelo mítico hino We Want the funk, Atomic Dog, o poema arrepiante a solo Dope Dogs, um dos momentos altos da noite e no final um estonteante solo quase interminável do guitarrista Michael Hampton (que com o barrete dos Super Dragões) deixou os presentes com os cabelos em pé e um sorriso de orelha a orelha. Simplesmente sublime! A família Clinton trouxe também a palco os netos do mestre, que deram o ar da sua graça. Netos de peixe já sabem nadar e nesta família é importante deixar o legado em boas mãos.
Uma das surpresas da noite foi Mary Griffin, convidada de Clinton, que deixou muitos sem palavras com a sua poderosa voz num Blues bem  condimentado.
O ambiente em palco fo a expressão visual da imagem do Funk: cor, burlesco, sexualidade, provocação e estilo. Os "outfits" trouxeram reminiscências de há 3 décadas com as fardas militares de intervenção do baixista Billy "Bass" Nelson, o estilo rockeiro (uma das influências dos Parliament) da guitarrista Shaunna Hall, a imagem à "pimp" do grande vocalista e tubarão de palco Gene Anderson, os fatos provocadores das meninas do coro que cantam que se fartam; o super bailarino Carlos McMurray de calças brancas felpudas e um físico de verdadeira Sex Machine do Funk como imagem de marca. A cereja no topo do bolo, a inigualável presença da grande atração, o Big George que ainda dá show com 7 décadas de existência mostrando-se um verdadeiro capitão do "love boat do Funk".

Gene "Poo Poo Man" Anderson
Tenho assistido a bom Funk e espero continuar, mas posso dizer que DrFunkenstein cumpriu o desejo de ver, ouvir e cumprimentar o "one and only" Dr. Funkenstein. Um concerto verdadeiramente cool e desconcertante. Único! Até uma próxima folks.

Super "Dope Dog" Funkadelic George Clinton

À saída, ainda tive oportunidade de conhecer pessoalmente o vocalista e funky man - BFUNKOFFATERIUS Bruno Matos, dos Funkoffandfly (ver foto em baixo). "Hey brother, fico à espera de um convite para o próximo concerto ok?! Be Funk, be Funkoffandfly!"

Eis algumas fotos:
Carlos "Sir Nose" MacMurray, o sexy dancer
Mary Griffin: Funktásticamente boa
Kendra Foster, a menina "rebelde" que canta e encanta. Esteve detida em 2001 numa troca de tiros, a doida!! Ó pra ela! Só faltava o Superfly ou o Steve MacQueen e o filme estava feito... A malta do Clinton é mesmo assim.
Na guitarra: The Blue Dragon Michael "Kidd Finkaledic" Hampton com Rico Lewis na bateria
A roliça Patricia Walker ,  Kim Manning, a diva de branco e Paul Hill.

À saída: Bruno Matos (Funkoffandfly) com  a lenda Billy "Bass" Nelson (original Funkadelic).
Um momento para a história, antes que o brother se escapasse!
Um encontro entre "brothers" do Funk, com papeis distintos. Bruno, alegra essa cara man!
Funk for the world

No comments: